Retome a vida, não tenha medo!

Esboço para reunião de células

Tema: Retome a vida, não tenha medo!

 

Referência: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).

 

Base do tema: O mundo está cheio de incredulidade, medo e falta do temor de Deus, não crêem que Jesus é o caminho, a verdade, e a vida (João 14.6), mas qual é a nossa única fonte de esperança? Jesus dissipa a insegurança, a ansiedade, o medo e o desespero, Ele traz a estabilidade emocional que necessitamos ao nos aproximar do Pai. De onde vem todo suprimento que necessitamos? O medo é um instrumento utilizado pelo inimigo para trazer derrotas, falta de paz e paralisação na vida. Você acha que ainda estamos no tempo de parar pelo medo ou continuar a avançar construindo nossas vidas?

 

O verdadeiro amor que é o próprio Deus, lança fora todo medo. (” 1 João 4:18. No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”)

 

Hoje veremos 3 conseqüências do medo:

 

1 – Perda das bênçãos – Quando o povo ia entrar na Terra prometida temeu! Estavam olhando somente as circunstâncias, as más notícias, e não as promessas de Deus.

“Aí o povo começou a reclamar contra Moisés, mas Calebe os fez calar e disse:Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso! Porém os outros que tinham ido com ele disseram:– Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós.Assim, espalharam notícias falsas entre os israelitas a respeito da terra que haviam espionado. Eles disseram:– Aquela terra não produz o suficiente nem para alimentar os seus moradores. E os homens que vimos lá são muito altos. Também vimos ali gigantes, os descendentes de Anaque. Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos (Números 13.30-33)

 

2 – Perda da estabilidadeQuando o nosso caminhar pode ser interrompido pela dúvida.Veja Pedro caminhando sobre as águas:

“Então Pedro disse:– Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.– Venha! – respondeu Jesus.Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:– Socorro, Senhor!Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:– Como é pequena a sua fé! Porque você duvidou?(Mateus 14.28-31).

 

3- Medo de frustrar-seLevou Marta a dizer: Senhor já cheira mal, pois já é de quatro dias, quando Jesus disse tirai a pedra. O medo da frustração era maior que a possibilidade da alegria do retorno ou ressurreição do seu irmão.

“e ordenou:– Tirem a pedra!Marta, a irmã do morto, disse:– Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!Jesus respondeu:– Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse:– Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste.Depois de dizer isso, gritou:– Lázaro, venha para fora!E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse:Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele” (João 11.39-45)

 

Conclusão: A Bíblia afirma 365 vezes: “Não temas”. Nestes dias vamos tomar os cuidados necessários e sermos prudentes porém não deixem o medo parar a sua vida, não se esconda!
Vamos continuar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *